Quais são as vantagens da Mediação?
Entre as vantagens da mediação, destacamos a informalidade, celeridade, especialização, confidencialidade, celeridade, flexibilidade, executoriedade com excelente custo-benefício, redução da litigiosidade e salvaguarda a reputação das partes.
- Informalidade: A mediação prima pela informalidade no desenho do processo e pelo protagonismo das partes na negociação assistida pelo mediador.
- Celeridade: Como são negociações conduzidas de maneira informal, objetiva e focada no resultado, o procedimento leva em média 60 dias ou menos.
- Especialização: As negociações serão conduzidas por especialistas seja na matéria, objeto do conflito, sejam através de suas habilidades de comunicação e geração de consenso.
- Confidencialidade: Diferentemente do processo judicial, que é necessariamente público, na mediação o procedimento é sigiloso. Inclusive o teor das discussões havidas ou propostas feitas no ambiente da mediação não poderão ser levadas a juízo ou para arbitragem como provas.
- Celeridade: Como são negociações conduzidas de maneira informal, objetiva e focadas no resultado, o procedimento leva em média 60 dias ou menos.
- Flexibilidade: A mediação pode ser feita on line ou pode correr presencialmente em qualquer cidade definida entre as partes, como no interior do Rio Grande do Sul, em outros Estados da Federação ou em outros países.
- Executoriedade: O acordo assinado pelas partes tem força executiva e seu cumprimento pode ser obtido de forma mais célere e efetiva quando eventualmente descumprido.
- Excelente Custo-Benefício: Quanto menor o tempo despendido na disputa, menor o custo das partes, sejam despesas diretas com procedimentos adversariais, sejam custos de oportunidade.
- Redução da Litigiosidade (ESG): A mediação extrajudicial contribui para a redução da litigiosidade em nosso país onde os gastos do poder judiciário ultrapassam a cifra de R$ 100 bilhões por ano.
- Reputação (ESG): A utilização deste meio consensual de resolução de conflitos também auxilia a proteger a imagem da empresa frente aos seus stakeholders em comparação com as empresas que publicizam suas disputas.